Para falar sobre marketing de rede, faz-se necessário compreender a história e características da venda direta, afinal, a maioria das empresas que adotam a ferramenta do marketing multinível, anteriormente já eram empresas de venda
direta. A venda direta pode ter vinculado os seus primeiros registros ainda na época bíblica quando comerciantes, conhecidos como mascates, chegaram até a cidade de Marselha, comercializando cerâmicas, tecidos, joias e especiarias. Esses mascates
levavam meses viajando e realizavam comércio por todo o continente europeu, sem respeitar fronteiras (OLIVEIRA, 2016).

Todavia, de acordo com a ABEVD(2017), os primeiros registros oficiais de venda direta no mundo, são datados no século XVIII, na Inglaterra quando a editora  da Enciclopédia Britânica adota a prática da venda porta a porta de suas coleções.
Por volta de 1886, em Nova York, um vendedor de livros a domicílio, chamado David McConnell, passa a oferecer perfumes como brinde para quem compra seus produtos. Logo, percebe que as pessoas compram os livros para ganhar as
fragrâncias, e decide vender cosméticos de porta em porta e, em 1887, com uma equipe de 12 vendedoras, McConnell funda a Perfumes Califórnia,

que depois, com seu crescimento e um arsenal de diversos vendedores presentes em 40 estados americanos, muda o nome da empresa para Avon, uma das grandes precursoras da venda direta no mundo. Já no Brasil, a empresa nacional Hermes, inicia no país o conceito de venda direta por meio de reembolso postal em 1942. A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo, assim diz a ABEVD (2017). Para a WFDSA (2017) o canal de venda direta difere do varejo mais amplo de uma maneira bastante interessante, de modo a não se tratar apenas de distribuir produtos e serviços nas mãos dos consumidores, mas, também, proporcionar uma visão empresarial de poder trabalhar de forma independente para construir o seu próprio negócio com baixo custo de investimento e manutenção.

Geralmente, os consultores de venda direta trabalham de forma independente e se credenciam a uma companhia que lhes dão o suporte necessário para desenvolver tal função, onde, os mesmos devem administrar os seus próprios 12
negócios. Frequentemente, são estabelecidas relações pessoais entre consultores e potenciais clientes através de demonstrações presenciais e/ou contato via telefone.

Vale salientar que diante da “era virtual” a venda direta vem se expandindo e, para muitas empresas, acaba se tornando mais eficaz o marketing digital do que a publicidade tradicional ou até mesmo a acomodação de produtos em prateleiras
(WFDSA,2017) Ainda de acordo com a WFDSA(2017), milhões de pessoas ao redor do mundo optam por desenvolver a atividade de venda direta, na maioria das vezes porque gostam dos produtos e serviços de determinada empresa e querem adquirilos com desconto, enquanto outros preferem comercializar para amigos, parentes e desconhecidos para adquirir comissões das vendas e conseguir uma boa renda extra. Os consultores mais bem sucedidos eles não operam sozinhos, eles expandem o seu negócio através da construção de uma rede de consultores diretos. 

 A venda direta oferta benefícios relevantes às pessoas que se dispõem a uma oportunidade de renda e empreendedorismo. Além do mais, proporciona aos consumidores uma opção além das lojas de varejo trazendo maior comodidade e
conforto aos mesmos através da conveniência e qualidade no serviço prestado por meio da explicação de produtos, entrega em domicílio e garantias de satisfação. A venda direta ainda consegue promover uma excelente alternativa em relação ao
emprego tradicional para complementação da renda familiar, bem como, proporciona renda principal para indivíduos ausentes do mercado de trabalho tradicional. Tal sistema apresenta a característica de ser flexível pelo fato de que cada distribuidor
tem o privilégio de estabelecer os seus próprios horários de trabalho e suas metas individuais, e meritocrático, pois quanto maior o esforço e dedicação por parte do distribuidor, maior a probabilidade de alavancar os resultados alcançados.

Os custos iniciais para desenvolver tal atividade são baixos, geralmente, um kit de vendas de preço modesto que varia entre R$ 250,00 à R$ 600,00 reais já é suficiente para iniciar, não há praticamente nenhum outro compromisso ou investimento a menos que queira ampliar o seu negócio, ampliando o leque de produtos, meios de parcelamento, estoque de produtos para ofertar a mercadoria para pronta entrega, dentre outros exemplos. Nos últimos anos, a venda direta vem apresentando expansão. Segundo dados divulgados pela World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA, 2015), aproximadamente 100 milhões de pessoas obtém uma renda através da venda direta no mundo, registrando um aumento de 133,4% referente ao ano anterior.

No Brasil, a venda direta conta com mais de 4,3 milhões de pessoas atuantes, segundo dados da ABEVD(2017) e, essa mesma atividade, gera cerca de 8 mil empregos diretos, de modo que no ano de 2013, atingiu a marca de mais de US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking mundial de vendas diretas da WFDSA, atrás apenas de EUA, Japão e China. Mais de 96% das empresas de venda direta norte americanas já utilizam da ferramenta do netwok marketing, enquanto que no Brasil, apenas 10% (MMNEXPERT, 2017).

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