REPERCUSSÃO GLOBAL DO MMN;

Com uma taxa de crescimento menor de 1,9% em relação aos três anos anteriores, o setor de vendas diretas obteve um faturamento real de U$ 182,5 bilhões de dólares no ano passado. Mesmo assim, se comparado ao crescimento do PIB global do mesmo ano (por volta de 2,3%), o setor ficou bem próximo do crescimento médio da economia mundial , além de que, a taxa média de crescimento do setor está em 5,7%, demonstrando que o setor apresentou uma expansão considerável mesmo em períodos de recessão que alguns países estão sofrendo em suas economias.

Do ponto de vista da distribuição, observa-se que o continente asiático concentra a maior parcela de vendas diretas, cerca de 45%. A América do Norte e Europa ocupam a segunda posição e terceira posição com cerca de 20% das vendas globais nestes territórios. Por sua vez a América Latina durante o período analisado foi responsável por aproximadamente 13%. Por fim África, Oriente Médio tem participação irrisória de menos de 1%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como ilustrado no gráfico, a Ásia detém um elevado percentual das vendas diretas, em grande medida este desempenho é devido a expressiva participação da China, segundo maior país em vendas diretas totais, atrás apenas dos Estados Unidos. Além da China, a Ásia conta com mais três países dentre os dez maiores volumes de recursos movimentados pelas vendas diretas: Coréia do Sul, Japão e Malásia, como pode ser visto na tabela abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil, apesar de apresentar uma leve queda, possui uma média de crescimento de 6,4% no setor. Entre o mesmo período, o maior destaque é a China em volume de vendas que cresceu mais de U$ 10 bilhões de dólares neste setor em apenas 4 anos. Coreia do Sul, Estados Unidos, Alemanha, Malásia e Reino Unido também tiveram crescimento significativo ao longo desse período. Perceba que as maiores economias são onde o marketing de rede está inserido há mais tempo, e estas encabeçam o ranking como EUA, por exemplo, que utiliza dessa ferramenta a mais de 70 anos, reforçando mais uma vez, que o modelo multinível além de ser uma tendência, proporciona um avanço nas vendas em todo o mundo, além de aquecer a economia, mesmo em períodos de crise.

No que diz respeito aos agentes envolvidos no marketing de rede, ou seja, os próprios distribuidores percebe-se que os Estados Unidos possui a maior quantidade, são mais de 20 milhões de pessoas. No entanto, é a Tailândia que possui a maior relação per capta de distribuidores, sendo um distribuidor a cada 6 habitantes, conforme apresenta a tabela 2. Ainda sobre a quantidade de distribuidores a serviço do MNM, nos EUA, a cada 8 lares, ao menos um desenvolve MMN, além de que nas universidades americanas são oferecidos cursos sobre marketing multinível em suas grades curriculares, o que faz ampliar ainda mais essa cultura no país, segundo dados da Edeavor. Ainda existem relações bem mais largas como Filipinas, Rússia, Japão, Índia e o próprio Brasil onde possui muito mercado a ser explorado. Além disso, esses dados são mensurados apenas nos distribuidores afiliados nas empresas, não exatamente os mesmos se encontram ativos em suas companhias e operando no negócio, o que ampliam as oportunidades de crescimento do setor e do surgimento de novos microempreendedores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De modo geral,  o número de distribuidores vem aumentando nos países, com exceção da Indonésia que vem diminuindo, e Rússia e Brasil que oscilam. Em todos os países de maior representatividade das vendas, a maioria dos distribuidores é do sexo feminino. Porém, a maioria das nações progride para o equilíbrio, com exceção da Malásia que se mantém constante na divisão e Brasil e Rússia que oscilam os seus números. Nesse aspecto, se destaca o perfil do Brasil e da Rússia quanto a concentração de mulheres neste mercado, representando elas, 96% e 89% de participação nas vendas, respectivamente. Enquanto a Índia está bem próximo do equilíbrio, como podemos ver na tabela abaixo.

Esse costume é proveniente da tradição mercadológica e do perfil dos consumidores, pois a maior representatividade comercial se encontra no setor de perfumaria e cosméticos, abrindo uma lacuna gigante no mercado que trabalha com suplementação alimentar, procurado em sua maioria por mulheres que, no início, se filiavam as empresas para consumir os produtos com desconto, e posteriormente, passaram a indicar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir dos dados obtidos, ainda podemos mensurar aproximadamente o valor médio em dólares de vendas por parte dos distribuidores nos países de maior faturamento nas vendas, com exceção da China que não exibe o número de distribuidores para o cálculo. O ranking ficaria assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trazendo os números para a realidade brasileira, temos um valor médio aproximado de R$ 6.546,88 reais ao ano ou R$ 545,57 reais ao mês em volume de vendas por distribuidor. Porém, como já mencionado anteriormente, a venda direta é meritocrática, quanto mais o distribuidor se esforça e se dedica, maiores serão os seus resultados, e para a ferramenta do marketing de rede funciona da mesma forma, esses ainda são alavancados por outras formas de bônus, permitindo uma expansão ainda maior da renda.

Contudo, a maioria das companhias de marketing de rede, trabalham com um valor mínimo para ativação mensal, que gira em torno de R$ 300,00 reais em média, e dá o direito ao distribuidor de vender, comprar produtos com descontos e construir sua rede de mini franqueados e, tendo em vista o rendimento médio, podemos analisar que isso não se torna um empecilho para que novos distribuidores iniciem o seu micro empreendimento, uma vez que seu rendimento médio mensal, quase dobra o valor da ativação, sem contar, que na maioria das companhias, a ativação é realizada através da aquisição de produtos que podem ser também revendidos.

 

 

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